Visitas

Visitas

Cuidados a ter ao visitar alguém que esteja internado no Hospital da Misericórdia de Évora.

Caros Visitantes

No Hospital da Misericórdia de Évora acreditamos que as visitas são essenciais e desejáveis para os doentes internados. Todavia, para garantir a máxima segurança e o imprescindível sossego dos doentes, é necessário respeitar algumas normas durante as visitas.

Quando e como visitar

As visitas são efectuadas durante os seguintes períodos:

  • dias úteis, das 15h00 às 20h00;
  • fim-de-semana e feriados, das 13h00 às 20h00.

Ao chegar, deve dirigir-se à Receção (piso 0), onde deverá fazer o registo da sua entrada. Se tiver que esperar para poder entrar, por favor aguarde a sua vez no átrio.
Não esqueça que os doentes gostam de ver os seus familiares e amigos, mas tenha em consideração que as visitas longas e com muita gente se tornam cansativas.

O que levar

Ofereça coisas simples. Um livro ou uma revista podem proporcionar bons momentos. Há doentes que gostam de receber flores. Além disto, o doente não necessita de qualquer outro artigo, o Hospital fornece tudo o que é necessário.

O que evitar

Evite notícias desagradáveis ou conversas barulhentas junto dos doentes internados. A calma e o sossego são necessários, sobretudo para os doentes do foro cirúrgico, que estão mais sensíveis ao ruído. Evite incomodar.

O lado certo da cama

Para evitar mau estar ao doente, as visitas devem sentar-se em cadeiras colocadas apenas de um dos lados da cama. Não utilize a cama para se sentar.

Visitas de crianças

Por princípio, não nos opomos à presença de crianças. Contudo, consideramos que a sua visita destas deve ser evitada, em especial quando o período de internamento do doente for curto.

Problemas de saúde

Se está constipado, se é portador de doenças infecciosas ou esteve em contacto com pessoas doentes, não deve fazer visitas a doentes internados no Hospital.

Contacto telefónico

Se não puder visitar pessoalmente alguém que está internado, poderá contactá-lo através do telefone + 351 266 760 630/4. Os quartos particulares dispõem de telefone: basta que diga ao telefonista o nome do doente e o número do quarto.
Se o doente estiver internado numa enfermaria, o seu telefonema será atendido pelo enfermeiro do serviço, que o põe em contacto com a pessoa ou lhe entregará a sua mensagem.

Deveres dos visitantes

Os visitantes devem observar os seguintes comportamentos:

  • Respeitar a vontade do doente, não o perturbando.
  • Respeitar o silêncio.
  • Não levar ao doente géneros alimentares ou outros artigos que não sejam expressamente autorizados.
  • Não fumar. Num Hospital não se deve fumar. Por favor, cumpra as regras básicas de Saúde.
  • Respeitar as zonas de acesso reservado ao pessoal do Hospital.

Não se esqueça

Ao chegar ao Hospital, confirme junto dos enfermeiros se pode visitar o seu doente.

Seja cuidadoso. Seja calmo e respeitador.

Não se esqueça que no Hospital há doentes que não devem ou não querem ser incomodados.